BOKASHI Caseiro Como Fazer

Bokashi caseiro como fazer? É o que você vai aprender neste artigo. “Bokashi” é a sigla japonesa para “matéria orgânica fermentada”. Para fazer bokashi, os resíduos alimentares são cobertos com um inoculante (como serragem e microorganismos eficazes) por cerca de 10 dias.

Então, uma vez que o resíduo é fermentado, ele pode ser adicionado à pilha de composto do quintal ou cavado no jardim para completar a decomposição.

Baldes de bokashi são uma maneira fácil de compostar itens que geralmente são “não compostáveis”, como carne e laticínios. O balde de bokashi requer apenas um pequeno espaço e pode ser colocado no ambiente interno em apenas algumas semanas.

Baldes de bokashi podem ser usados ​​em conjunto com minhocas porque seu conteúdo ajuda a acelerar o processo de decomposição quando adicionado ao composto.

Mais importante, você pode jogar quase qualquer coisa (incluindo restos de comida) em seu balde de bokashi. Você pode comprar baldes de Bokashi pré-fabricados, como também fazer o seu próprio, pois acaba sendo uma opção barata e uma boa maneira de usar baldes antigos.

Composto com Bokashi

O bokashi tem muitos benefícios, por isso gostamos dele. Você pode usá-lo para fazer composto ou adicionar nutrientes ao solo. Seu uso mais comum é seu incrível poder e eficiência na fermentação de compostagem.

Muitas pessoas usam o farelo de bokashi para fazer um balde de compostagem simples e fechado em sua cozinha.

Fermentação

Os métodos de compostagem incluem camadas do farelo com materiais compostáveis ​​e permitem que fermente. A grande vantagem de usar o método de compostagem de bokashi é que não requer calor ou ar como as pilhas de composto tradicionais.

O farelo atua como um acelerador de composto. Em apenas dez a doze dias, este bokashi mágico fermenta seus resíduos de alimentos e vegetais para criar um composto saudável para o seu jardim, cheio de microorganismos e nutrientes!

Existem vários métodos diferentes de balde, mas a ideia básica é que quando você joga restos de comida no balde, você jogue também um pouco de farelo de bukkasi nele. Este artigo tem uma boa descrição de como usar qualquer método de balde simples.

Veja como Fazer a KOKEDAMA Clicando AQUI

Bokashi caseiro como fazer?

  • O que você precisa:
  • 2 grandes recipientes para reciclagem.
  • Tubo interno de um pneu de bicicleta.
  • 1 tampa
  • Uma broca
  • Uma torneira – esta é uma adição opcional
  • Farelo Bokashi
  1. No fundo do balde, faça 20 a 30 orifícios com uma broca de 1/8 a 1/4 de polegada.
  • Corte o tubo do pneu da bicicleta pela metade. Fixe o tubo ao redor da parte superior do balde sem orifícios na parte inferior. Isso servirá como um selo colocado entre eles.
  • Aninhe o balde com orifícios no balde sem orifícios.
  • Cubra o balde com uma tampa bem ajustada. Para que o conteúdo fermente corretamente, o barril precisa ser hermético. Se sua tampa não estiver lacrada por algum motivo, coloque uma camiseta velha no balde e feche a tampa.
  • Se necessário, você pode adicionar a torneira ao balde de base. Isso tornará mais fácil despejar o caldo de fermentação em seu jardim ou composto, e não ficará tão bagunçado.
  • Agora você está pronto para criar seu primeiro lote de Bokashi

Use seu balde para criar bokashi!

Bokashi caseiro como fazer? Quando seu balde estiver pronto, você precisa dar uma vantagem ao seu bokashi durante o processo de fermentação. Para fazer isso, coloque uma camada de sobras de vegetais no balde interno e, em seguida, adicione bastante farelo de Bokashi.

Esse tipo de farelo pode eliminar o cheiro dos alimentos, portanto, você pode usá-lo como quiser.

O oxigênio é o inimigo do barril de Bokashi e do processo de fermentação, portanto, use a tampa não utilizada ou o prato velho do segundo barril para comprimir o resíduo de alimento adicionado.

Coloque a tampa em cima dos restos de comida para criar uma barreira entre o ar que será selado no balde e, em seguida, feche a tampa.

Continue adicionando o alimento restante até que o barril esteja quase cheio e deixe fermentar por cerca de dez dias.

A cada poucos dias, você precisa drenar todo o líquido que entrar no balde inferior através das perfurações. É aqui que o plug-in da torneira é útil. Você pode despejar o líquido no esgoto ou diluí-lo com água e adicioná-lo ao seu jardim.

Uma vez que seu bokashi é fermentado, você pode adicioná-lo à sua eclusa externa existente ou fazenda de minhocas.

Ou você pode cavar uma trincheira rasa diretamente no canteiro do jardim! Após duas semanas, o material fermentado estará completamente decomposto e você terá um solo rico em nutrientes.

Se você mora em um apartamento, não tem problema! Você pode adicionar Bokashi a vasos maiores.

Quebrar todas as regras

Bokashi caseiro como fazer? Graças ao processo anaeróbico de compostagem de bokashi, você pode despejar ali mais do que apenas plantas em decomposição e resíduos vegetais.

O ambiente no tanque de fermentação Bokashi não permite que os patógenos sobrevivam ou cresçam. Isso ocorre porque a compostagem do bokashi é um processo anaeróbio, o que significa que não requer oxigênio.

Ao converter resíduos em solo rico em nutrientes, não há necessidade de se preocupar com a proliferação de patógenos nocivos. A única coisa que você precisa adicionar é mais micronutrientes ao solo.

Portanto, sinta-se à vontade para colocar sua tampa diretamente no balde de bokashi!

Conheça os 5 SEGREDOS do cultivo de ORQUÍDEAS - HOJE É DE GRAÇA!!

Conheça os 5 SEGREDOS do cultivo de ORQUÍDEAS - HOJE É DE GRAÇA!!

PEGUE SEU BÔNUS AGORA MESMO! APROVEITA ENQUANTO É GRÁTIS!!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Aurélia Souza
Aurélia Souza

Meu nome é Aurélia Souza. Sempre fui apaixonada por jardinagem em especifico por flores. Más algum tempo atrás percebi que minha verdadeira paixão são orquídeas

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.