fbpx
Como Plantar Orquídeas em Cocos – Veja Como Fazer

Confira no tema de hoje o passo a passo rápido e prático!

Como plantar orquídeas em casca de coco e deixar a sua casa ainda mais bela!

Lugares para o cultivo de flores é o que não falta na internet e por isso, resolvemos ensinar neste post como plantar orquídeas em cocos.

E, por mais que seja um local inusitado, saiba que é muito bem apreciado por essa planta.

Qual o motivo? Bom, além de uma aparência ainda mais magnífica, a muda de orquídea também se desenvolve melhor.

Porém, o que muitos cultivadores não sabem é o que o modo de plantio é diferente, por exemplo, da orquídea plantada na água ou em casca de árvores

Por mais que a casca do coco seja um recipiente natural e rico em nutrientes, ainda assim é preciso tomar alguns cuidados, tanto na hora de plantar a muda quanto no cultivo diário.

Então, se você está cansado(a) de procurar ideias de como plantar orquídeas em vaso, veio ao lugar certo!

A seguir mostraremos como plantar um lindo pé de orquídea em uma casca de coco seca!

Assim, terá um ambiente mais agradável, beneficiará sua planta e de quebra ainda ganha uma decoração incrível para qualquer espaço! Vamos lá?!

Passo 1 para plantar orquídeas no coco: deixar o coco de molho

Essa é a primeira etapa na hora de como plantar orquídeas em casca de coco, no qual deve-se deixar o material de molho.

Esse processo é fundamental para que sua plantinha se adapte ao novo espaço, pois essa etapa irá retirar os taninos presentes na casca do coco.

Os taninos são extremamente prejudiciais às orquídeas, uma vez que são substâncias tóxicas às raízes, queimando-as.

Assim, com as raízes queimadas, não há absorção de nutrientes do substrato e consequentemente sua muda de orquídea não irá vingar.

Então, pegue sua casca de coco, seja ela verde ou seca, e imerja em água, trocando diariamente o conteúdo líquido durante cerca de uma semana.

O ideal é somente usar a casca para plantio quando a água do molho estiver transparente, pois enquanto sair turva e amarelada ainda contém taninos.

Ah, e não se esqueça que para o escoamento da água de rega será preciso fazer alguns furos no fundo do coco (use uma furadeira).

Passo 2 para plantar orquídeas no coco: escolher o substrato

Tendo o seu coco livre de taninos, é hora de efetivamente começar a trabalhar nas orquídeas cultivo caseiro.

Para essa etapa, faz-se necessário entender melhor sobre os tipos de substratos para orquídeas, para que escolha a melhor opção para sua flor.

Nesse sentido, temos quatro ótimas indicações: fibra de coco, chips de coco, casca de pinus e musgo esfagno.

É importante considerar que essa planta precisa de umidade, boa drenagem e muita matéria orgânica…

Pensando nisso, o mais recomendado é sempre fazer uma combinação de, no mínimo, dois desses materiais.

O mais usual é a fibra de coco, pois é um substrato barato e muito leve, ideal para o plantio em casca de coco que é um recipiente mais leve.

Além disso, a fibra tem alta porosidade (absorve a água adequadamente, conservando o líquido nas raízes), bem como é resistente (evita a perca de água da rega por evaporação, o que é ótimo principalmente na época de estiagem).

Mas, claro que você vai escolher dentre esses quatro substratos o que for mais conveniente para você, certo?!

Entretanto, atente-se as proporções e ordens utilizadas, visto que o musgo, pode reter muita água, o que não é bom para o crescimento da muda.

Assim, o ideal é que seja usado em pouca quantidade e apenas em cima, pois aí dá para remover conforme o grau de umidade local.

Então, sempre busque um equilíbrio e avaliando conforme a sua região, ou seja, se é um clima mais úmido e quente, mais frio, enfim.

Passo 3 para plantar orquídeas no coco: montar o “vaso”

A terceira etapa para o plantio em coco é a montagem do recipiente.

Para isso, basta pegar o coco (seco e furado), colocar sua muda de orquídea no centro do espaço e preencher com o substrato escolhido.

É extremamente importante cuidar para não deixar sua flor com sobra, pois se ela não estiver bem fixa, tende a pender para os lados e assim as raízes não conseguem cumprir sua função.

Passo 4 para plantar orquídeas no coco: escolher o local adequado

Assim como as orquídeas em árvores, o plantio na casca de coco requer ficar em um ambiente que de boas condições para o desenvolvimento da planta.

Dessa forma, você pode tanto suspender a sua orquídea no coco quanto deixá-la fixa sob uma superfície dentro de casa (aproveite e confira aqui algumas dicas para o cultivo de orquídeas em apartamento – link art. 2).

Mas, independentemente se ficará na rua ou em um espaço fechado, é interessante cuidar para que receba luz indireta na medida certa, tenha espaço para escoar a água de rega e com boa ventilação.

Passo 5 para plantar orquídeas no coco: manutenção

Por fim, a última etapa desse plantio é a manutenção, ou seja, cuidar da rega, adubo para orquídea, momento de replantio, entre outros cuidados básicos.

            Com relação à rega, naturalmente, a casca do coco tende a deixar a planta hidratada por mais tempo.

Porém, a presença do substrato faz com que a água da rega seque com mais facilidade.

Sendo assim, a dica é fazer uma rega diária mais abundante, sendo é possível apenas devido ao coco conter bastante furos e ter uma boa drenagem.

Rega foliar feita com um borrifador tende a não ser efetiva, visto que o substrato absorverá a água rapidamente e será preciso regar várias vezes ao dia.

Já pensando na questão da fertilização, para saber como fazer a orquídea florescer é necessário pensar sobre o substrato utilizado anteriormente.

Muitos cultivadores fazem o uso de substratos com carvão e brita, mas esse não é o mais indicado, pois terá que ter uma adubação constante.

Isso por que o carvão (por mais que seja um ótimo drenante) tende a reter os nutrientes do solo para si, ou seja, a planta fica deficiente.

Mas, de modo geral, uma adubação caseira e natural é mais do que suficiente para que suas orquídeas se desenvolvam e floresçam bem.

Portanto, agora você já sabe tudo como plantar orquídeas em coco e o mais fantástico é que não é difícil, é uma maneira de reciclar e ainda deixar sua flor mais bela.

Veja como ter LINDAS Orquídeas por TODOS os anos!

Veja como ter LINDAS Orquídeas por TODOS os anos!

HOJE DE R$24,90 POR R$0,00!!! TOTALMENTE GRÁTIS APROVEITE QUE É POR TEMPO LIMITADO!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Aurélia Souza
Aurélia Souza

Meu nome é Aurélia Souza. Sempre fui apaixonada por jardinagem em especifico por flores. Más algum tempo atrás percebi que minha verdadeira paixão são orquídeas

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.