fbpx
Como recuperar Orquídeas na Garrafa Pet

Como recuperar  Orquídeas, Você já lidou com sintomas da sua orquídea como folhas queimadas, murchas,  e também com manchas, dificuldade no desenvolvimento e as hastes secando? Quando vemos esta espécie linda  definhando, é bastante natural que venhamos imaginar que  é tarde demais para ela.

Hoje em dias as pessoas não buscam  o conhecimento necessário sobre como recuperar  orquídeas e isto têm levado várias  pessoas a fazerem descaso desta planta, quando existem possibilidades para deixá-la saudável e forte   novamente. Mesmo adquirindo uma aparência de morte, as orquídeas possuem um enorme potencial  se renovando através dos seus brotos.

Entretanto,  é muito  importante que você  identifique o que está acontecendo e deixando as suas plantas doentes. Para ajudar você nesta missão para restaurar e também  Como recuperar as orquídeas, preparamos um guia apresentando orientações e dicas  bastante úteis!

1º Passo: identifique o problema

Quando a  orquídea fica doente, as causas e motivos  desta situação podem ser muitos, desde as condições climáticas e as doenças . Para isto, é muito importante que você conheça  todos os tipos de sintomas e  manchas e sintomas aos quais são as  possíveis causas dos problemas.

As manchas foliares que ficam escurecidas e ficam muito secas, com a sua borda amarelada, poderá significar um ataque bactérias e fungos . Entretanto, a falta para se nutrir,  altas exposições ao sol também podem resultar e causar várias manchas.

Para  identificar este problema, o ideal é fazer testes  e solucionando o problema sem perder  tempo. Afinal, neste caso das doenças, quando mais rápido  iniciar a recuperação, maior será a chances para salvar a orquídea.

Se a sua planta estiver com grandes  manchas  nas folhas exposta ao sol excessivamente , troque o local e deixe-a à sombra, recebendo apenas luz indireta. Feito isso, observe se ela começa a se recuperar ou se o quadro ainda está evoluindo.

Se você reconhecer que se descuidou um pouco da nutrição de suas orquídeas, também vale a pena oferecer uma dieta rica à elas. Para isso, o ideal é utilizar fertilizantes foliares especiais, com uma formulação completa e eficiente.

As manchas foliares que escurecem e ficam secas, com uma borda amarelada, pode significar ataque de fungos e bactérias. No entanto, a falta de nutrição, rega inadequada e alta exposição ao sol também pode resultar em manchas.

Para  identificar os problemas, o correto é  testar todas as soluções sem perder tempo. Afinal , se o caso for  doenças, quando mais rápido for  iniciada a recuperação, maior será a chance de salvar a sua orquídea.

Se a planta estiver com grandes manchas grandes e exposta ao sol excessivamente, troque de local e deixe em uma  sombra, pois irá receber  luz indiretamente. Fazendo  isto, observe se ela está começando a se recuperar ou se o quadro ainda está em evolução.

Se  reconhecer que houve descuido na nutrição das suas orquídeas,  valerá a pena oferecer  dietas ricas às plantas. Para isto, o ideal é usar fertilizantes foliares especiais, possuindo formulação eficiente e completa.

Como recuperar orquídeas de bactérias e fungos

Se a nutrição das  plantas estão em dia e você  cuida dela utilizando doses de fertilizantes semanalmente, isto significa que a doença das orquídeas possuem chances enormes  para ter como causas as  bactérias e os fungos

As áreas de maiores ataques destes organismos na sua planta são as folhas e as raízes. Para isto, sempre observe se as raízes estão podres ou se as manchas estão concentradas  e os sintomas estão maiores nas folhas.

Em vários casos, usar receitas caseiras são ótimas opções para regular esta situação e também resolver o estrago inicial das raízes. Entretanto, se este problema estiver bastante avançado, apenas estas receitas não serão suficientes.

Leia este artigo!

Como recuperar orquídeas usando o método UTI  com garrafas Pet

Esta técnica feita usando a garrafa transparente é bastante utilizada nas floriculturas e as orquidários  apresentam  resultados exemplares. Entretanto, é muito importante ressaltar que este processo leva algum tempo.

As plantas mais afetadas podem levar até 6 meses para se recuperar totalmente. E, enquanto elas estiverem na U.T.I, é super indicado não deixar e nem mexer com  ela tendo contato com o ar exteriormente.

Continue lendo este artigo e veja como recuperar orquídeas usando este método da UTI

1. Retire a planta do vaso

O primeiro passo a dar  é retirar a orquídea do vaso em que ela se encontra. Também é muito importante remover os elementos como varinhas de sustentação, arames, e outros materiais que entram  em contato com a planta.

Em caso das doenças por bactérias e fungos , todos os itens tendem a ficar bastante contaminados. Ou seja, você não poderá reaproveitar depois!

2. Corte todas as partes secas com a poda

Após retirar as plantas doentes do vaso, observe se as partes  estão secas e ruins  e tire-as com a poda. Corte as raízes  e as  hastes  que não são úteis para as plantas.

No caso das folhas que estão secas possuindo manchas avançadas, você poderá cortar estas partes e selar com a nossa dica abaixo.

Desta maneira, você irá evitar com que a contaminação espelhe e permaneça . Além disto, a poda estimula a brotação e também no nascimento das estruturas novas ótimo para regenerar a  orquídea.

Dica importante: proteja todos os cortes usando o extrato de própolis!

Ao fazer os cortes na planta, aquela região ficará exposta às doenças e as ações das bactérias e fungos  presentes. Por isto, uma boa dica é proteger os cortes utilizando o extrato de própolis, pois ele terá poder antibactericida e antifúngico.

3. Retire o substrato totalmente

A próxima etapa é retire totalmente o substrato, sem danificar todas as raízes boas. Limpe e  Tire  as raízes ao máximo que conseguir, pois o substrato  estará infectado.

4. Prepare o novo substrato

O novo substrato deverá ser bastante preparado como  musgo esfagno, embebido na solução de água, canela, adubo, canela em pó e bokashi. Estes ingredientes irão formar a solução nutritiva muito potente para reavivar a sua orquídea.

Após adicionar  os ingredientes, misture tudo com as suas mãos para que o musgo absorva bem a solução. Fazendo isto, retire e escorra  todo o excesso da água do musgo antes de adiciona-lo em  uma garrafa pet.

5. Prepare o local da garrafa

A garrafa precisa  ser transparente, para que a luz natural passe por ela e chegue até a orquídea. Quanto aos tamanhos, você poderá escolher conforme a planta a ser tratada, sempre escolha  um ótimo espaço para  ela se desenvolver.

Corte a garrafa no meio e acrescente um novo substrato ao fundo, sendo uma forração. Na hora de colocar a sua planta, envolva todas as raízes também usando o musgo esfagno nutrido e posicionando a sua planta no fundo da garrafa.

Por final,  encaixe a parte superior da sua garrafa com tampa e vede as possíveis entradas de ar com uma fita. Esta estrutura irá funcionar como estufa para a sua orquídea, impedindo com que ela possa se contaminar com o ambiente exterior e se recuperar  facilmente.

Durante os meses em que a orquídea ficar neste local, não é preciso regar. Afinal, a garrafa irá formar um  ecossistema pequeno que vai funcionar automaticamente para a sua planta.

Passados estes meses necessários para que os novos brotos e as raízes nasçam, você irá poder retirar e colocar novamente em um vaso.

Gostou da dica? comenta aqui abaixo.

Um abraço e até mais.

Veja como ter LINDAS Orquídeas por TODOS os anos!

Veja como ter LINDAS Orquídeas por TODOS os anos!

HOJE DE R$24,90 POR R$0,00!!! TOTALMENTE GRÁTIS APROVEITE QUE É POR TEMPO LIMITADO!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Aurélia Souza
Aurélia Souza

Meu nome é Aurélia Souza. Sempre fui apaixonada por jardinagem em especifico por flores. Más algum tempo atrás percebi que minha verdadeira paixão são orquídeas

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.