KOKEDAMA DE ORQUÍDEAS COMO FAZER

No artigo de hoje, você irá aprender sobre Kokedama de orquídeas e como fazer. Sabemos que para dar mais vida à sua casa, as plantas são uma excelente opção.

No entanto, se você não está atrás de um vaso de planta padrão, então é hora de pensar fora da caixa.

Kokedama é um método de plantio japonês influenciado pelo bonsai. Normalmente, as raízes das plantas são enroladas com musgo corda ou arame para criar uma decoração interior invulgar e atraente.

Todos os materiais para a confecção do kokedama podem ser encontrados numa típica loja de jardinagem, incluindo plantas.

Nesta demonstração, estamos usando orquídeas, que são lindas plantas com flores e muito resistentes, mas que muitas vezes são mal interpretadas.

A maioria das plantas requer misturas especiais de solo para serem adequadas ao kokedama, mas as orquídeas são uma exceção. As orquídeas são epífitas, o que significa que não crescem no subsolo. Na natureza, as orquídeas muitas vezes podem ser encontradas presas a galhos.

As orquídeas podem ser cultivadas ou compradas em lojas projetadas para replicar seu ambiente natural de crescimento, mas na maioria das vezes são cultivadas em musgo esfagno, o mesmo material usado para formar o exterior da bola de kokedama.

Ferramentas e materiais necessários para este projeto:

  • Orquídea
  • Bola de Barbante
  • Musgo sphagnum
  • Tesoura
  • Tesouras de poda
  • Escorredor de macarrão
  • Gancho em forma de S

Como fazer orquídeas kokedama

1. Kokedama de orquídeas como fazer : Mergulhe no musgo

Coloque um grande punhado de musgo esfagno seco no balde e adicione água até que o musgo esteja coberto. Deixe de molho por cerca de 10 minutos.

KOKEDAMA DE ORQUÍDEAS COMO FAZER

2. Prepare as plantas

Retire a orquídea do vaso e desamarre delicadamente as raízes. A maioria das orquídeas vem de viveiros que crescem em musgo esfagno.

Quebre o musgo existente com a mão para soltá-lo. Remova qualquer musgo velho ou em decomposição, mas não remova mais do que 50% do musgo existente.

Use uma tesoura limpa para cortar cuidadosamente as raízes podres ou mortas.

 ORQUÍDEAS

3. Empacote a bola de raiz

Corte três a quatro fios de corda com o dobro da largura da peneira e coloque-os dentro.

Espalhe uma camada de musgo com cerca de 2,5 cm de espessura na peneira e coloque as raízes no centro dela. Amarre as pontas dos fios para segurar o musgo no lugar.

4. Enrole em corda

Segure a bola de musgo com a mão direita e a ponta da bola com a mão esquerda.

Coloque a ponta da corda na bola de musgo, apontando para baixo. Segure a bola com o polegar da mão direita e comece a enrolá-la com a corda, movendo cada camada da corda cerca de 2,5 centímetros para a esquerda.

Gire a bola lentamente e reposicione sua mão direita enquanto faz isso. Continue até que o musgo esteja seguro.

Essa técnica pode ser usada corretamente por meio da prática. Alternativamente, você pode embrulhar a bola em um padrão aleatório até que todo o musgo seja capturado com segurança.

 ORQUÍDEAS COMO FAZER

5. Amarre com o barbante

Assim que o musgo estiver preso, corte a ponta da corda. Amarre-o sob várias camadas de corda e dê um nó.

Você pode criar um pequeno anel nesta fase para tornar mais fácil pendurar a bola, ou se você planeja exibi-lo em um pequeno prato, você pode manter a parte externa limpa.

Para pendurar um kokedama, corte uma corda e amarre-a no laço, depois amarre a outra ponta no gancho em S. Em seguida, você pode pendurar o gancho em forma de S em qualquer lugar conveniente em sua casa ou jardim.

KOKEDAMA DE ORQUÍDEAS

Cuidado e manutenção

Quando a bola começar a clarear e o musgo ficar mais crocante do que macio, você saberá quando seu kokedama precisa ser regado.

A maneira mais fácil de regar o kokedama é colocá-lo em um balde ou tigela de água e deixá-lo de molho por pelo menos 30 segundos. Assim que o musgo tiver absorvido água suficiente, esprema o excesso e pendure-o novamente. Você também pode regar seu kokedama colocando-o na torneira.

A rega excessiva é um dos principais assassinos das orquídeas, portanto, talvez você só precise regar uma vez por semana, dependendo das condições locais.

KOKEDAMA

Não deixe sua orquídea kokedama ficar na água.

Mantenha a orquídea em um local onde não fique exposta à luz solar direta durante todo o dia. É melhor garantir um bom fluxo de ar ao redor das plantas para minimizar o risco de mofo ou crescimento de fungos.

As orquídeas geralmente precisam ser replantadas a cada dois anos, mas o kokedama precisa ser reembalado de acordo com as condições específicas. Sua orquídea pode começar a enraizar fora da bola, é assim que ela cresce naturalmente, com raízes na casca ou nos galhos.

Como regra geral, se a planta está dando novo crescimento, florindo e parece saudável, é melhor deixá-la como está.

Conclusão sobre: Kokedama de orquídeas como fazer

Essas foram as dicas para fazer a sua Kokedama de orquídea se manter linda e saudável. Coloque tudo em prática e siga o passo a passo corretamente que eu tenho certeza que sua orquídea se manterá firme e resistente por muito mais tempo.

Conheça os 5 SEGREDOS do cultivo de ORQUÍDEAS - HOJE É DE GRAÇA!!

Conheça os 5 SEGREDOS do cultivo de ORQUÍDEAS - HOJE É DE GRAÇA!!

PEGUE SEU BÔNUS AGORA MESMO! APROVEITA ENQUANTO É GRÁTIS!!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Aurélia Souza
Aurélia Souza

Meu nome é Aurélia Souza. Sempre fui apaixonada por jardinagem em especifico por flores. Más algum tempo atrás percebi que minha verdadeira paixão são orquídeas

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.