fbpx
Plantar Orquídeas em Troncos de Arvores – Passo a Passo COMPLETO

Descubra no tema de hoje como plantar orquídeas em troncos de árvores e qual a maneira correta de cultivar sua muda para que ela vingue e floresça exuberantemente!

Se tem uma pergunta que tira o sono de muitos cultivadores é como plantar orquídeas em troncos de árvores

Isso por que a maioria das espécies de flores que vemos por aí, normalmente, são plantadas em vasos, jardins ou outros recipientes menores, até mesmo em apartamentos.

Mas, no caso do cultivo de orquídeas isso pode ser diferente, uma vez que é numa espécie epífita, ou seja, seu habitat natural é justamente o tronco de árvore.

Entretanto, muitas dúvidas surgem nesse processo de como plantar orquídeas na madeira, afinal, necessitará de mais adubação, a muda ficará mais exposta à luminosidade solar, provavelmente o volume de água será maior para a absorção, entre outros fatores importantes que podem modificar o cultivo.

Por isso, é preciso antes mesmo de saber como plantá-la, entender sob as condições do meio, como por exemplo, quais são os melhores troncos para orquídeas, a época adequada para a troca de ambiente, enfim.

Então, para você que quer ter a sua linda orquídea no jardim e não mais dentro de casa, a hora é agora!

Neste post exclusivo daremos dicas de ouro sobre como plantar orquídeas em árvores, juntamente com um passo a passo rápido e fácil de como fazer! Vamos conferir?!

ÍNDICE DE CONTEÚDO:

– Afinal, por que saber como plantar orquídeas em troncos?

– Cuidados básicos para o plantio de orquídeas em árvores

– Passo a passo descomplicado de como plantar orquídeas em casca de árvores

Afinal, por que saber como plantar orquídeas em troncos?

Não há nenhum segredo para o cultivo de orquídeas para iniciantes e talvez esse seja um dos pontos que mais agradam e chamam a atenção para o plantio dessa belíssima flor.

Mas, afinal, por que é importante plantar orquídeas em árvores ao invés de procurar uma maneira mais fácil, como, por exemplo, como plantar orquídeas na garrafa pet?

Bom, como já mencionado, é habitual plantar essa espécie em jardins ou calçadas e os troncos são perfeitos para isso, uma vez que fornecem o aporte e os nutrientes necessários para seu cultivo.

Assim, muito além da questão estética, saber como plantar orquídeas na madeira pode ser muito produtivo para o espaço e ambiente em questão.

Por que? A orquídea em árvores traz os seguintes benefícios:

  • A árvore ajudará a nutrir sua planta, necessitando assim de menos cuidados com relação ao adubo para orquídeas.
  • A orquídea se desenvolve muito mais, pois com o aporte natural de água da chuva e energia solar constante, suas raízes ficam mais fortes e consequentemente a floração é beneficiada.
  • A sua árvore “sem graça” ganha mais vida e além de mais bonita e florida, passa a ter mais vigor para ventilar e fazer essa troca com o ambiente.

Então, agora que você já viu o quão necessário é saber como plantar orquídeas em toquinhos, que tal conferir algumas dicas práticas para realizar essa tarefa?!

Cuidados básicos para o plantio de orquídeas em árvores

Para fazer o plantio de uma orquídea no tronco de árvore, é fundamental saber que:

  • O local da orquídea na árvore precisa ser claro, de preferência com luz indireta do sol mais frequente pela manhã ou fim da tarde;
  • O tronco escolhido para receber a orquídea deve preferencialmente ter uma casca áspera e rugosa e ter no mínimo 60 cm de diâmetro, pois isso facilita a fixação e absorção de nutrientes;
  • Dê preferência para árvores em que o tronco não descasque com o tempo, como ocorre com algumas plantas específicas, visto que isso dificultará a fixação da sua muda;
  • Se você decidir usar o mesmo vaso em que já sua orquídea está plantada (precisa ser de plástico), faça um corte vertical da borda até o fundo, considerando que isso facilitará a conexão com o tronco e naturalmente as raízes da orquídea migrarão para se sustentar na árvore;
  • É fundamental que ao cortar o vaso de plantio da orquídea você não desmembre o substrato original;
  • Lembre-se de manter e acomodar o substrato próximo ao tronco, pois esse cuidado fará com que a planta tenha a umidade adequada e constante para se adaptar ao novo ambiente.

Bom, essas são as principais recomendações de como plantar orquídeas no jardim, isto é, em árvores e troncos.

Mas, atente-se sobre algumas dicas de cultivo de orquídeas, tais como:

  • Cuidar se a irrigação da orquídea é regular (caso o espaço não seja úmido, regue você mesmo(a));
  • Evite replantar em árvores de pitanga, goiaba e mangueira, por exemplo, pois esses NÃO são os melhores troncos para orquídeas, visto que os mais indicados são acácia negra, pinus, peroba, ipê, enfim;
  • Saiba como fazer a orquídea florescer, podendo realizar uma adubação orgânica em cima da planta a cada 15 dias;
  • Atente-se se há a presença de pragas e fungos, pois esses podem comprometer o desenvolvimento da sua muda.

Por fim, mas não menos importante, é preciso deixar claro que se você souber como cuidar de orquídeas em troncos, não haverá maiores problemas.

Veja como ter LINDAS Orquídeas por TODOS os anos!

HOJE DE R$24,90 POR R$0,00!!! TOTALMENTE GRÁTIS APROVEITE QUE É POR TEMPO LIMITADO!

Veja como ter LINDAS Orquídeas por TODOS os anos!
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

O motivo? Bom, essa é uma espécie que dá sinais visuais bem claros sobre o ambiente de plantio, ou seja, se a sua orquídea gostar da árvore e espaço em que está plantada, irá naturalmente desenvolver belas flores e folhas.

Porém, se não gostar irá dar sinais de sua baixa adaptação, tais como mudanças na coloração de sua folhagem, flores que não crescerão, enfim.

Então, sabendo de tudo isso, é o momento de aprender como plantar orquídeas em árvores. Vamos lá?!

Passo a passo descomplicado de como plantar orquídeas em casca de árvores

Para começar o seu plantio de orquídea em árvores, será preciso os seguintes materiais:

  • Tesoura de jardinagem esterilizada;
  • Martelo;
  • Luvas;
  • 6 unidades de pregos tamanho 17×21 cm;
  • 1 unidade de placa de fibra de coco;
  • 1 unidade de orquídea espécie phalaenopsis.

Confira a seguir o passo a passo para o plantio de sua orquídea em tronco de árvore:

  1. Remova a orquídea do vaso de plantio com muito cuidado, para que o substrato não caia e exponha suas raízes;
  2. Meça a largura das raízes da sua orquídea e, em seguida, corte a placa de fibra de forma a ter o mesmo tamanho das raízes da planta;
  3. Após ter a placa cortada, molde-a para que adquira o formato de cachepô;
  4. O próximo passo é colocar a orquídea em contato com o tronco, onde você deverá cobrir o substrato da planta com a placa de fibra de coco, deixando de lado as folhas e o caule;
  5. Depois de fixar a placa de fibra na sua orquídea, basta pregar os dois lados da planta, a fim de prendê-la firmemente à árvore. Porém, cuide para não sufocar a orquídea com a colocação desse suporte;
  6. Caso a sua orquídea seja pesada, é importante prender também o caule na árvore. Para fazer isso, pregue dois pregos ao lado do caule da planta, amarrando-o com uma fita ou cordão em torno.

Prontinho, agora você já sabe como plantar orquídeas em casca de árvores, não é mesmo?

Feito isso, é só esperar cerca de 2 a 3 meses que a sua muda de orquídea comece a se desenvolver e gerar uma bela e vasta floração! Fácil, né?!

Sobre o Autor

Aurélia Souza
Aurélia Souza

Meu nome é Aurélia Souza. Sempre fui apaixonada por jardinagem em especifico por flores. Más algum tempo atrás percebi que minha verdadeira paixão são orquídeas

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.